Assim joga o Athletic de Bilbao

Chega a Alvalade uma das equipas mais entusiasmantes desta temporada, o Athletic de Bilbao de Bielsa. Um estilo aberto, directo e frenético. Com transições defesa-ataque estonteantes, uma pressão muito alta e uma vontade fora do normal.
Esta mesma vontade é um estilo de Bielsa, um treinador muito intenso e obsessivo que passa esses valores para os jogadores. Tanta obsessão faz com que o Athletic demonstre bastante irregularidade na Liga Espanhola, onde estão em sétimo lugar e em busca duma posição europeia. A Liga Europa e a Taça do Rei serão os principais objectivos, por isso espera-se motivação máxima para estes jogos.

O Bilbao joga num 4-3-3 que ás vezes evolui para um 4-2-3-1 ou 4-1-4-1

Defesa:

A principal baixa é o melhor central da equipa, Javi Martinez estará de fora por castigo, desta forma, Bielsa deverá jogar com Iraola na direita, Amorebieta e Ekiza no centro e Aurtenetxe na esquerda. Quando perdem a bola os três médios descem e colam-se aos centrais pressionando o adversário. É normal ver a Iturraspe á frente dos centrais em tarefas defensivas.
Iraola e Aurtenetxe são bastante ofensivos e combinam bem com os extremos.

Meio Campo

Como disse antes, Iturraspe costuma actuar como um 3º central e os outros dois médios De Marcos e Ander Herrera jogam como médios centros interiores muito móveis, chegando a trocar de posição com os extremos Muniain e Susaeta com movimentos de fora para dentro e vice-versa.
Iturraspe é o homem chave e o Bilbao sentiu muito a sua falta no jogo contra o Schalke.

Ataque

É sem dúvida onde se encontram os melhores jogadores do Athletic. Um tridente bastante afiado onde Muniain é o génio, muito rápido e ágil que dará bastante trabalho a João Pereira se recupera a tempo do jogo. Ibai pode ser o seu substituto.
Llorente dispensa apresentações. Perigoso no jogo aéreo e muito bom nas movimentações sem bola, tem um sentido posicional bastante apurado.
Do lado direito Susaeta é um jogador muito vertical e irreverente. Outro grande talento deste Athletic.

Resta saber como irá jogar Sá Pinto, este Athletic demonstra muitas dificuldades contra equipas muito fechadas atrás como ficou demonstrado contra o Lokomotiv de Moscovo de Zapater. Eu acho que o Sporting vai dar a posse de bola ao Athletic e apostar nas transições para criar algum perigo. Aqui Capel e Matias Fernandez serão essenciais.

Sobreviver á pressão asfixiante é o grande desafio do Sporting. Prevê-se um grande jogo em Alvalade.

This entry was posted in Geral.

One comment on “Assim joga o Athletic de Bilbao

  1. dsfdsa diz:

    Que péssimo exemplo de video que voces arranjaram…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s