O Sporting de Sá Pinto

Image

Texto: Tiago Jordão

Após a saída de Domingos Paciência, o renovado plantel do Sporting encontrava-se num estado anímico crítico: eliminação na fase de grupos da Taça da Liga e 5º lugar na tabela classificativa deitavam por terra os objetivos principais da nova estrutura sportinguista, que consistia numa equipa competitiva e que lutasse pelo 1º lugar do campeonato. A derrota no estádio dos Barreiros por 2-0 frente ao Marítimo ditou o fim de Paciência no Sporting.

Ricardo Sá Pinto, na altura treinador dos juniores leoninos, foi prontamente apresentado por Godinho Lopes para suceder Domingos no cargo de treinador principal da equipa sénior. Polémico, profundo conhecedor da ideologia verde e branca, e reciprocamente apaixonado pelo Sporting, veio a dar total validade à decisão do seu presidente. O ícone Ricardo ‘’coração de leão’’ rapidamente devolveu as vitórias ao clube, o acreditar aos adeptos, os adeptos ao estádio, rentabilizou jogadores menos utilizados e estreitou as relações entre as várias peças da máquina sportinguista.

Aguardando a final da Taça de Portugal contra a Académica de Coimbra a decorrer no dia 20 de Maio (feito conseguido por Domingos), este Sporting tem surpreendido, ao contrário do que acontece no campeonato português, na Liga Europa. Após uma fase de grupos brilhante em que defrontou a Lázio de Roma e passou em 1º lugar, os pupilos orientados, na altura, por Domingos, conseguiram passar os dezasseis-avos-de-final frente a uma inferior equipa do Légia de Varsóvia. Seguiu-se o colossal milionário Manchester City nos oitavos-de-final, desta vez já sob o comando de Sá Pinto, que foi reduzido a um clube de tostões e meros mortais pelo trabalho de casa e garra imposta no balneário pelo ex-Salgueiros. Nos quartos-de-final apareceu um Metalist Kharkiv mais ao sabor de picanha que do delicioso borsh ucraniano, que foi encostado com uma ‘’mãozinha’’ do, esse sim, colossal Rui Patrício.

E é no dia dezanove de Abril que se disputa em Alvalade a 1ª mão da meia-final que opõe os ‘’leões’’ de Lisboa aos ‘’leões’’ de Espanha, Atlético de Bilbao, que eliminou equipas como o Manchester United de Nani e o Shalke 04 de Raúl Gonzalez. O conjunto treinado por Bielsa tem estado aquém das espectativas no campeonato espanhol, com exibições irregulares, encontrando-se no 10º lugar da tabela classificativa espanhola. Mas tem na Liga Europa uma hipótese de redenção e Llorente, Suasaeta e Muniain não deixarão a fraca campanha interna interferir nos seus objectivos europeus. Mas o mesmo se pode dizer do Sporting que, com o 4º lugar no campeonato português ambiciona mais, e só a Europa pode dar mais. Para isso contamos com a segurança de Patrício, a magia de Fernandez, a frieza de van Wolfswinkel e, acima de tudo, com o espirito de equipa demonstrado até agora.

Numa fase da competição que é 100% ibérica (à semelhança do ano passado, com Valência, At. Madrid, Sporting e At. Bilbao), os sportinguistas, em particular, vêm neste jogo uma porta que pode levar à vingança do fatídico jogo de há sete anos atrás, em que CSKA ergueu a Taça Uefa em pleno Alvalade XXI. Os portugueses, em geral, vêm no Sporting o ultimo reduto português  numa competição europeia, únicos portugueses com a possibilidade de elevar Portugal à nata europeia do futebol, à semelhança do que FC Porto conseguiu o ano passado. Uma coisa é certa: este Sporting já é motivo de orgulho dos portugueses, e com a devoção, garra e crer impostas por Sá Pinto, o céu é o limite.

One comment on “O Sporting de Sá Pinto

  1. bruno diz:

    A eliminatória contra o Légia de Varsóvia (16avos de final) já foi jogada (tanta na Polónia como em Lisboa) sob o comando do Ricardo Sá Pinto. O jogo na Polónia foi o 1º jogo oficial de sá Pinto como treinador do SCP.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s