Barcelona vs Chelsea – Previsão

Semana atípica em território catalão. Foram precisos 3 anos, para a equipa blaugrana voltar a saborear a derrota em dois jogos consecutivos. A última ocasião foi em Maio de 2009 quando a equipa perdeu consecutivamente contra o Maiorca e Osassuna para o campeonato espanhol. Na altura assistimos a um cenário completamente oposto face a situação actual. Na ocasião, Pep aproveitou para rodar os seus jogadores, pois já tinha conquistado a Liga e encontrava-se a preparar tranquilamente a final da Champions contra o Man. Utd. Actualmente as duas derrotas, acontecem num momento decisivo onde numa semana, o conjunto de Guardiola poderá ter comprometido os dois objetivos principais da corrente temporada – conquista da La Liga e a presença na final da Champions League.

Apesar de uma boa exibição em Stamford Brigde, o conjunto de Guardiola não foi capaz de trazer na bagagem, um resultado considerado positivo de Londres para a segunda mão da corrente eliminatória frente a um decepcionante Chelsea, dirigido pelo inexperiente mas surpreendente Roberto Di Matteo que não tem nada a perder. Uma presença na final significaria para o conjunto de Londres, uma espécie de salvação de uma temporada que tem defraudado as expectativas dos seus associados, depois de mais um forte investimento efectuado pelo seu famoso Chairman Abramovich.

Apos ter assumido publicamente que a conquista de La Liga é um cenário praticamente impossível, Guardiola seguramente já estará a preparar uma estratégia que terá de ser tacticamente perfeita, pois pela frente, certamente irá encontrar um Chelsea com as suas linhas muito bem definidas, onde as distancias entre os seus sectores se apresentarão muito curtas de modo a evitar as tradicionais transições intra e inter sectoriais que caracterizam tiki taka blaugrana. A estratégia do Chelsea passará por um jogo de concentração, onde irá conceder a iniciativa de posse de bola ao seu adversário, e em contrapartida tentar tirar proveito do seu fator físico, considerado por Guardiola como maior entrave ou arma do conjunto Londrino. Iremos assistir a um Chelsea que irá jogar no erro do adversário e consecutivamente tentará explorar o contra ataque rápido, usando sempre, Didier Drogba como ponto de referência nas suas transições ofensivas. Por seu turno, tendo em conta que o Barça terá de assumir um risco elevado desde do apito inicial do turco Cuneyt Cakir, perspectiva-se que Guardiola apresente o seu habitual 3x5x2 que normalmente usa em Camp Nou tal como fez frente ao AC Milan. Contudo, considerando a dimensão e o caracter desportivo e emocional em que o jogo estará inserido, acreditamos que Guardiola possa optar por um potencial 3x4x3 anormal tendo em conta o contexto histórico que tem caracterizado os jogos das meias-finais da Champions League durante as ultimas décadas. O Barça tentará efectuar um jogo paciente em campo grande/largo com dois extremos bem abertos, sempre no limite do offside, à espera de um sinal verde por parte da sua linha média liderada por Xavi e Iniesta, de modo a efetuarem as suas tradicionais diagonais. Quanto a Messi, perspectiva-se uma pulga vagabunda, que jogará como falso ponta de lança e que terá como sua principal praga, um experiente John Terry que tal como Sérgio Ramos fez no classico, irá pressionar alto de modo a não permitir que este tenha oportunidade de receber a bola e consecutivamente rodar em direcção da baliza. Em relação ao equilíbrio da equipa, durante as transições defensivas, Busquets afigurar-se-á como o ponto de socorro de serviço, onde será responsável por compensar todos desequilíbrios defensivos naturais causados por um sistema constituído por 3 defesas.

Apesar da situação psicológica e emocional não ser a mais favorável para o conjunto da Catalunha, o Jornal Dez considera que  equipa liderada por Guardiola é favorita e consecutivamente será capaz de dar a volta a eliminatória e estará presente na final no Allianza Arena em Munique.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s