Kinesio Tape

Image

O método de Kinesiotaping entrou no mundo de Reabilitação e Medicina Desportiva como um “terramoto”. Desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase no Japão há 25 anos, a Kinesiology Taping está abalar o mundo de tratamentos através de bandas terapêuticas. Este método usa bandas especiais (fitas), estas fitas foram concebidas para imitaras propriedades da pele e destinam-se ao tratamento de lesões articulares, musculares, neurológicas e ligamentares assim como também redução da inflamação e linfedema.

O método Kinesio Taping envolve a colocação de um adesivo sobre os músculos, articulações e outras estruturas, com o objetivo de participar na redução de tensões atuantes sobre as estruturas músculo-esqueléticas. Todas asaplicações de Kinesiotaping são caracterizadas por permitir a plena mobilidade do atleta/paciente, reforçando simultaneamente a estabilidade da lesão muscular ou articular. Permite ao atleta desenvolver a atividade e fornecer ao mesmo tempo um suporte a partir do ponto de vista funcional. A segunda característica do Kinesiotaping, é ajudar a facilitar o fluxo linfático, 24 horas por dia. É indicado principalmente na fase aguda da reabilitação e atua comotécnica corretiva que incluem propriedades mecânicas, linfáticas, analgésicas, reeducação propriocetiva e ligamentar, são utilizados tanto para os tendões como em músculos, cápsulas articulares, cicatrizes, etc. Pode ser usado em conjunto com outros métodos de tratamento, como a crioterapia, hidroterapia, massagens e estimulação elétrica, entre outros.

Atua na ativação do sistema neurológico, no sistema de processamento de informações propriocetivas e no sistema circulatório. Atua não só no sistema músculo/esqueléticos sobre os movimentos do corpo, mas também tem ação na circulação sanguínea e linfática, temperatura corporal, etc. Portanto, aplicação do Kinesiotaping no músculo afeta vários sistemas. Daí a importância de tratar o músculo a fim de recuperar com maior rapidez e competência, podendo secundariamente ativar o próprio processo de auto-cura do corpo. Estudos têm demonstrado que através da aplicação do kinesio tape com uma % tão alta de material elástico, pode ajudar os músculos recuperar, sendo ummétodo não-invasivo de ajuda externa. A utilização do kinesio taping foi uma nova abordagem para o tratamento de nervos, músculos e órgãos.

 

Texto de Nelson Sousa, Edição Nº1 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s