O impacto Pep

A questão que se coloca em Espanha é de como será a próxima temporada. Eu tenho dúvidas que possa ser melhor que a deste ano, ou que a do ano passado. Não sei como será Tito Vilanova como treinador e comunicador, mas estou quase certo que em nada se comparará á magnitude de Pep Guardiola.

Porque a figura de Pep não é dissociável da figura de Mourinho e vice-versa. A rivalidade no mundo do futebol marca eras e gerações. É também impossível separar a imagem de Cristiano Ronaldo de Messi, Maradona de Pelé, Totti de Del Piero, Menotti de Billardo… A liga espanhola ganhava excitação e interesse pelos duelos tácticos e verbais de Mourinho e Guardiola.

O verdadeiro impacto de Pep no futebol espanhol foi alterar o paradigma de que o Barcelona era inferior ao Real Madrid. Não foi o modelo de jogo, as goleadas ou o rendimento que tirou de Messi. Foi a de inferiorizar os merengues na hegemonia do futebol espanhol, foi como se o Camp Nou sentisse que partia com 6 pontos de vantagem a cada início de temporada: porque ia vencer os dois jogos contra o rival histórico.

Criou um medo patológico no Real Madrid e foi por isso mesmo que Florentino Perez contratou José Mourinho. Na esperança de criar um sistema que pudesse derrubar essa hegemonia. A verdade é que Mourinho demorou dois anos para destronar esse rival. Dois anos para entender o que se jogava num clássico, não apenas nos dois jogos, mas todas as semanas para não falar no clássico como fenómeno social.

Pep deixa o Barcelona no momento mais escaldante, quando o Real Madrid consegue vencer o Super Barcelona, que parecia invencível, no seu próprio estádio e lhe tira o título de campeão. Logo quando as coisas pareciam igualadas entre os dois. Foi como se acabasse um filme no seu melhor momento e nunca soubéssemos o final.

Esperemos que se voltem a encontrar, para bem do futebol.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s