A final de Bucareste

Atlético de Madrid

O Atletico de Simeone brilha nas transições ofensivas. Roubos de bola, lançamentos rápidos, cortes nos cantos… tudo com o objectivo de sair rápido para o contra-ataque. Velocidade nas alas e Falcao como o matador. As transições ganham muito com o bloco de linhas muito juntas no meio campo. Em grandes jogos, o Atlético de Madrid costuma sair muito motivado, com uma excelente atitude e com vontade de roubar a posse de bola, defender agressivamente e contra golpear, aproveitando os espaços que deixa o adversário.

É por aqui que o Athletic pode sair benificiado. Os homens de Bielsa tem uma atitude semelhante e também vai querer roubar a bola e juntar muitos jogadores na transição ofensiva. Um erro do Bilbao obrigará os jogadores bascos a correr atrás dos jogadores do Atlético de Madrid. Neste aspecto: Falcao, Adrian, Arda Turan ou Salvio serão muito importantes.

O jogador do momento no Atleti é Adrian. Como se prevê que Simeone jogue num bloco baixo, Adrian estará como peixe na água. Velocidade, potência, precisão e muito forte no um contra um. Deverá aproveitar as dificuldades de Amorebieta em cobrir as laterais.

Falcao deverá ter alguns problemas com Javi Martinez e Amorebieta, excelentes no jogo aéreo.

Os maiores problemas do Atleti são a defesa e o meio campo de construção. Com Tiago castigado, deverão jogar Mario e Gabi. Jogadores de cariz defensivo e com dificuldades na criação de jogo, jogam muito paralelos e tirando os passes longos, dificilmente superam as linhas adversárias.

No meio da defesa, Miranda e Godin gostam de sair com a bola controlada. O Athletic pressiona muito a defesa adversária e obrigarão os dois a procurar os lançamentos longos. Os dois centrais ainda não se entendem ás mil maravilhas e cometem bastantes erros por desconcentração, sobretudo nas bolas paradas. O Bilbao com jogadores muito altos pode tirar vantagens aqui.

O Athletic de Bilbao

Um Athletic desesperado por fazer história. 35 anos depois voltam a uma final da UEFA. Todos devem conhecer esta jovem equipa comandada por Bielsa. O argentino continuou o legado de Joaquin Caparrós: espirito combativo, capacidade de sacrifício e lutar por todas as bolas como se fossem a última.

O Bilbao precisa de ter a posse de bola, todas as equipas que lhes roubaram a posse e os obrigaram a correr atrás dela – como o Sporting em Alvalade – causaram-lhes muitas dificuldades. Não é que tenham dificuldades em acompanhar defensivamente os movimentos adversários, mas precisam de ter mais posse de bola que o adversário para dominar.

Com associações rápidas, conseguem sempre levar a bola até Llorente, “viajando” com a bola por todo o campo. A motivação pode ter um grande peso para derrubar o Atlético de Madrid.

A sala das máquinas está no meio campo, o duo Iturraspe e Herrera comandam-na.

Herrera é o arquitecto. Excelente qualidade de passe e bons movimentos sem bola. Joga e faz jogar e cria muitos espaços para Muniain, Susaeta, De Marcos ou Ibai.

Iturraspe é o comandante. Através dele marcam-se os tempos e o ritmo do jogo. Ele comanda o que o resto da equipa, diz como a equipa deve jogar. Quando não ganha bolas divididas, não tem a bola e não sabe marcar o ritmo do jogo, o Athletic não se consegue impor no jogo.

O aspecto mental, já falado, será decisivo. O Bilbao jogou todas as partidas possíveis esta época e pode apresentar alguma fatiga emocional. A equipa é muito jovem e é sabido que Bielsa tem um estilo de liderança muito desgastante. Isso já se notou na Liga Espanhola com a tão falada irregularidade.

A pressão dos adeptos e da imprensa pode ser um factor bastante negativo. No entanto, a parte mais difícil está feita e de qualquer das formas o Athletic de Bilbao de Bielsa, já entrou na história do futebol europeu.

Pode ler mais sobre o Athletic aqui e aqui

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s