René Higuita


Imagem

José René Higuita Zapata  foi o mais louco e polemico Guarda-redes de todos os tempos.

Em 1990 ficará para sempre ligado ao afastamento da seleção da Colombia contra a equipa dos Camarões.  Quase perto do meio campo, numa tentativa de drible falhada Higuita perde a bola para os adervesarios, isolando assim Roger Milla o qual acaba por fuzilar uma baliza sem dono e levar os Camarões para os Quartos de final do campeonato do mundo Italia 90.

Marcou a historia do futebol pela sua ousadia e “loucura” , sendo mesmo influentes algumas das suas polemicas decisões no resultado final do jogo. Apesar de toda a sua rebeldia, René revolucionou toda a forma de o mundo encarar os guarda redes no futebol. Os seus penaltis e livres inspiraram muitos jovens guarda-redes da America do Sul e apontou o magnifico numero de 57 tentos em toda a sua carreira, incluindo o fantastico livre direcionado ao angulo direito da baliza do River Plate na Copa Libertadores em 1995.

Em Setembro desse mesmo ano , “El Loco” como era apelidado protagonizou um dos lances mais fantásticos e miticos de sempre do futebol. Num embate com a Inglaterra, o colombiano travou um remate de Jamie Redknapp com a acrobatica”defesa escorpião”.  O palco era o místico Estádio de Wembley em Londres, e perante uma tentativa de chapeu por parte dos ingleses, Higuita que podia ter facilmente agarrado a bola com as mãos, prefere antes, quase que inspirado num classico de Bruce lee , mergulhar de cabeça e com os calcanhares pontapear a bola para a frente.

O Estadio gelou e até que o jogo prosseguisse e toda a gente voltasse a cair em si, sentiu-se o peso e magia do momento. O nome higuita rapidamente corre o mundo de boca em boca e imagens do  “ Rei Escorpião” navegam entrem os continentes imortalizando  e guardando um lugar historia mitica do futebol.

Na maior parte da sua carreira, defendeu as cores do Atetico Nacional, onde ajudou por vairas vezes a equipa a erguer o trofeu de campeã colombiana e a vencer a taça dos libertadores  e interamericana ambas em 1989.

Muitas foram as controversias de Higuita fora dos relvados, semelhante a sua postura no futebol a rebeldia marcou a vida do Atleta. Uma das mais polemicas foi quando se deslocou a prisão para visitar Pablo Escobar (maior traficante da Colombia) o qual afirmou ser seu amigo pessoal. Pouco tempo depois chegou ele mesmo tambem a ser preso por suspeita de rapto  e ficando assim consequentemente afastado do mundial de 94. Nesse mesmo ano ainda foi acusado em um controlo anti-dopping, pois supostamente consumiu cocaina.

Imagem

As claques gritaram o seu nome, a sua imagem foi  transmitida em cartazes e estandartes e criou a polemica necessaria para que seja lembrado como alguem diferente sobre o qual a historia mereça ser contada e os lançes jamais esquecidos.

This entry was posted in Geral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s