O Boom do futebol feminino

Segunda Champions consecutiva para o Olympique de Lyon. O esforço do presidente Jean Michel Aulas está a revolucionar o futebol feminino europeu. É a terceira final consecutiva das francesas que acabou com a larga hegemonia alemã.

Em 2010, a equipa de Lyon, perdeu nos penaltis contra o todo-poderoso Turbine Potsdam, o ano passado venceram o FFC Frankfurt pelo mesmo resultado que este ano, 2-0.

Este ano, as francesas chegavam como claras favoritas, depois de terem marcado 37 golos a favor e só 1 em contra, sofrido nas meias-finais contra o Turbine no último minuto. Venceram por um contundente 5-1. Esta equipa está a bater todos os recordes: 20 jogos sem perder na Champions.

Foi uma final sem as grandes estrelas de ambas as equipas. Do lado do Lyon, a avançada Elódie Thomis por castigo e no Frankfurt Lira Bajramaj por lesão. Em Munique, no Olympiastadion com 50 mil espectadores, realizava-se o primeiro jogo de futebol feminino naquele mítico palco.

Um penalti rídicuo de Behringer sobre Sheila Cruz, permite a Le Sommer inaugurar o marcador e adiantar o Lyon. O Frankfurt acusou muito o golo e não foi capaz de causar apuros ás francesas, que no minuto 25 atirariam ao poste depois de uma cabeçada fortíssima de Renard.

Aos 28 minutos, Abily marca o 2-0, um golaço, depois de um erro da guarda-redes Schumann. A 35 metros dispara e marca um golo espectacular. O Frankfurt desapareceu do jogo, teve uma oportunidade para reduzir por Behringer, mas falhou isolada contra a guarda redes Bouhaddi.

O meio campo do Lyon composto por Cruz, Abily e Henry não deu hipoteses. Na segunda parte haveria mais um remate ao poste num livre directo. Ao todo foram 21 remates á baliza contrária, sinal claro do domínio francês.

Camile Abily foi a figura do jogo. 6 anos no clube francês e 95 internacionalizações, com um remate forte e uma boa visão de jogo é a principal candidata a ganhar a Bola de Ouro deste ano.

Este Lyon está a marcar uma era no futebol feminino. O seu presidente investe 6 milhões de euros por ano num projecto “galáctico” mas aposta bastante em jogadoras francesas. Acabou o domínio germânico.

One comment on “O Boom do futebol feminino

  1. Que bacana, todo o investimento nas francesas está dando certo hein??
    Ótimo post. Abraços.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s