Análise Final da Liga dos Campeões

Imagem

Final dramática no Allianz em Munique com o Chelsea a vencer nas grandes penalidades o Bayern que jogava em casa e que até ao momento nunca tinha perdido uma final nos penaltys. Dois nomes ficarão para sempre ligados a este jogo: Petr Cehc e Didier Drogba – herois no ultimo jogo e decisivos na caminhada gloriosa dos “blues”.

O Bayern com Tymoshuk a central e Contento a defesa esquerdo a colmatar as ausências por castigo dos habituais tiulares entrou por cima, como era previsto, com mais bola, instalado no meio campo adversário e a pressionar o chelsea logo na primeira fase de construção ofensiva obrigando-os a um jogo directo e de contra-ataque (situação para a qual os londrinos estavam preparados e também preferêncial para eles). A novidade no Chelsea foi a inclusão no 11 titular de Bertrand a médio esquerdo (ele que é um lateral de origem) na tentativa de fechar a ala mais fortes dos alemães onde jogam Lahm e Robben. A jogar em bloco baixo e na procura de Drogba em futebol directo a maior novidade no meio campo foi a inclusão de Mata nesse espaço alternando entre a posição de médio centro e a posição “10” consoante as directrizes do jogo. Num desafio com sucessivas perdas de bola de parte a parte nota para Ribery e Robben que entraram muito activos mas com um futebol algo inconsequente exagerando no jogos pelos flancos e por um deficiente aproveitamento dos espaços entre linhas também por mérito de Mikel e Lampard que fechavam bem as linhas de passe e na ocupação desse espaço, mas também por demérito de Schweinsteiger e Kroos que nunca conseguiram ludibria-los. No primeiro tempo apesar de várias tentivas de remate o Bayern apenas conseguiu dois a três lances de perigo com finalizações de Robben (após lance individual) e Muller (depois de um bom lance pelo lado esquerdo, com Contento a fazer um bom cruzamento). A segunda parte inicia-se sem substituições e com a variante dos bávaros actuarem com as linhas um pouco mais subidas e por outro lado os ingleses conseguiam sair de forma mais objectiva e mais rápida para o contra-ataque aproveitando muito espaço nas costas dos adversários mas a verdade é que sem efeitos práticos. Nota também para a alternância de posições do tridente Robben/Muller/Ribery que tentavam através das suas movimentações criar o pânico na defensiva contrária. Em plano de destaque esteve a dupla de centrais Cahill/David Luiz em particular para este último que fez um marcação implacavel a Mario Gomez não dando tempo nem espaço para finalizar (excepção a um lance no final da primeira parte quando David Luiz é obrigado a sair da marcação). Com o jogo a caminhar para o final dos 90 minutos eis que surge o dramatismo, primeiro com o golo de Muller num cruzamento ao segundo poste com Cech a ficar algo mal na fotografia e depois quando muitos pensavam que a champions ficava em casa o lendário Drogba empata muito perto do final num canto cobrado por Mata. Prolongamento começa praticamente com um penalty que Cehc defende após marcação de Robben. Até ao final o Bayern continuo por cima dispondo de uma ou outra ocasião para acabar com o jogo, mas este viria-se a decidir nas grandes penalidades com o guarda-redes do Chelsea a brilhar.

 Em boa hora os intocáveis do balneario do Chelsea “obrigaram” Abramovich a despedir AVB pois a partir desse momento todos os objectivos ainda alcançaveis foram conquistados por uma equipa que era dada como velha e acabada quando o técnico português estava á frente dos comandos. A “orelhuda” é blue.

Texto de Bruno Gonçalves

 

One comment on “Análise Final da Liga dos Campeões

  1. Bem analisado, gostava que dessem uma vista de olhos na minha analise no dia a seguir ao jogo. http://blogdejosepintolopes.blogspot.com.es/

    Parabéns e força para o jornal 10!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s