Neymar é um velho conhecido do mundo do futebol, apesar da sua idade. Apelidado de promessa, de jogador de topo, melhor que Cristiano Ronaldo e Messi, até um futuro “flop” como Robinho. Para quem não conhece é um jovem brasileiro de 20 anos, que joga no Santos e que já despertou o interesse do Real Madrid e posteriormente do Barcelona (diz-se que já tem tudo acertado para rumar á cidade condal em 2014).
Tem 1,74m e 62 kg, a posição ideal é não ter posição ou jogar atrás do avançado descaído para a esquerda. Neymar desenha e faz jogadas típicas do futebol samba, tem um repertório físico e técnico quase infinito e um bom conhecimento das suas limitações. É extremamente rápido na movimentação e na rotação sobre o seu eixo.
Uma das maiores preocupações com Neymar é a sua capacidade de resistência a entradas. O futebol sul-americano é bastante permissivo com a violência. Pela seu físico e técnico consegue escapar a bastantes entradas ou então proteger-se bem. Cai bem e levanta-se sem problemas, quando rebola no chão é porque a entrada é digna de cartão vermelho para o adversário.
Gosta de descair para a esquerda para procurar o seu pé direito, tanto para controlar a bola como para rematar. Procura cada vez mais o apoio e tenta ser o maestro do Santos. Tenta dirigir, definir e criar o jogo. Talvez seja um pouco individualista, mas por ser um predestinado não deverá sofrer por isso.
Se Messi é a precisão, Ronaldo a potência, Neymar é a magia. É fundamental que os treinadores que tenha percebam isso e as contrariedades que traz.
O futuro
Barcelona seria um bom sítio para Neymar pelas condições socio-culturais. O Barça e o Manchester United, são os dois melhores clubes para o lançamento e sustentação de jovens estrelas. Protecção seria o conceito chave no clube catalão. A nível futebolístico nem tanto. Se Tito continua o esquema táctico de Guardiola, Neymar teria alguns problemas em adaptar-se ao rigor táctico.
Em Madrid, os factores extra-desportivos são mais que conhecidos. Contudo, com Mourinho há mais disciplina fora do campo. A nível táctico, o seu estilo encaixaria como uma luva. O espaço, a velocidade e os arranques favorecem o seu jogo e o Real joga assim.
De qualquer das formas, o talento de Neymar acabará adaptando-se a qualquer problemas. No Barcelona ou no Real Madrid, estará predestinado a triunfar e a tornar-se uma das figuras do clube.
[…] é “meninos da vila desde 1912″. O Peixe é o Santos, clube brasileiro onde milita Neymar, a pérola do futebol brasileiro. Neymar ainda é um menino e no entanto já é o simbolo de um […]