A hidratação no futebol

“Doutor, a minha urina tem boa cor?”

Esta pergunta deve ter sido feita por Cristiano Ronaldo várias vezes desde que chegou ao Real Madrid. Se a resposta é “Parece sumo de maçã”, indicará que o jogador seguiu bem a pauta de hidratação marcada pelos médicos do clube.

Durante o Congresso Nacional de Hidrologia de Madrid, celebrado em Novembro, o Dr. Luis Serratosa (médico do Real Madrid), explicou o plano de hidratação que seguem os jogadores para preservar o seu rendimento tanto nos treinos como nos jogos.

A hidratação é um factor importante no rendimento desportivo. No futebol, um desporto de longa duração, a importância acresce. Durante os treinos, obviamente, adquire uma grande importância, especialmente se está calor ou/e humidade.

A perda de líquidos por suor durante os treinos é de uma média de litros. É uma perda enorme que se deve remediar, já que basta um desportista perder um 2% do seu peso corporal através de desidratação, para que afecte a sua capacidade aeróbica, técnica e movimentos como saltos, sprints, remates etc. Aumenta também o risco de lesões.

Além de afectar as funções motoras, os efeitos da desidratação fazem-se sentir na actividade mental, tendo influência no rendimento cognitivo: concentração, decisões, campo de visão…

Em desportos colectivos como o futebol, a falta de fluidez mental tem graves consequências se temos em conta que os jogadores tem que tomar decisões em milésimas de segundo, como rematar ou a quem passar a bola.

Desta forma, os responsáveis médicos dos clubes elaboram um plano de hidratação até ao mais mínimo detalhe. Por exemplo em viagens de autocarro ou de avião, os jogadores tem sempre disponível bebidas, já que com o ar condicionado o risco de desidratação aumenta.

Embora haja um plano geral, cada jogador tem um individual baseado nas suas características como o nível de suor e perda de líquidos, já que isso varia consoante a morfologia, peso, adaptação e genética de cada pessoa.

Cada jogador tem também a sua própria garrafa, para medir exactamente a ingestão de líquidos e também para evitar contágios.

A cor da urina e o controlo do peso são os indicadores dos médicos para avaliar o estado de hidratação dos jogadores.

Antes e depois dos treinos, cada jogador vê a cor da sua urina e pesa-se. É uma rotina diária.

Se a urina não é escura e tem uma cor amarelo claro ou de cor de sumo de maçã é um indicativo que o jogador está bem hidratado e que durante o treino, meio litro de água bastará para manter os níveis.

Se a cor da urina for escura indicará que existe uma certa desidratação e os serviços médicos do clube farão um plano específico de ingestão de líquidos para elevar os níveis de hidratação.

Depois dos treinos, os jogadores voltam a pesar-se e o grau de hidratação deduz-se calculando o peso perdido tendo em conta a quantidade do liquido ingerido e o volume eliminado pela urina. Com base nesses factores, os médicos dão ao jogador a quantidade de liquido para re-hidratar-se e manter-se saudável.

Para conseguir uma re-hidratação rápida, comer algo salgado como amendoins, batatas fritas é bastante útil, já que o sódio ajuda a reter os líquidos.

A escolha entre água ou uma bebida energética que tenha hidratos de carbono ou electrólitos depende da duração e da intensidade do treino. Quando o treino se prolonga por 1 hora ou 45 minutos bastante intensos, os jogadores costumam escolher bebidas energéticas que tinham 6 a 8 gramas de hidratos de carbono por 100 ml.

A água é mais efectiva em sessões curtas ou quando a intensidade não é muito elevada. No entanto, a escolha de bebidas energéticas é feita porque são mais apeticiveis que a água e motivam os jogadores a que bebam adequadamente.

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