Análise Taça do Rei

Um início arrasador (três golos nos primeiros 25 minutos) dos comandados de Pep Guardiola, permitiu ao Barcelona conquistar mais um título (o 4º esta temporada) perante um Athletic de Bilbau que, no espaço de pouco mais de duas semanas, perde duas finais por números esclarecedores. 

Frente-a-frente estavam, não só, dois dos clubes históricos do futebol espanhol, máximos representantes das suas regiões (o Athletic Bilbau é o mais acérrimo defensor dos ideais bascos e o Barcelona é o expoente máximo da Catalunha) mas também os dois clubes que mais vezes conquistaram a Taça do Rei (o Barcelona alcançou o 26º título contra os 22 dos bascos, enquanto o Real Madrid apenas o fez por 18 ocasiões – a última das quais na época passada com José Mourinho).

O Barcelona começou o jogo a todo o gás e, do meio minuto de jogo, já Messi, na zona da meia-lua, fazia a bola sair rente ao poste da baliza de Gorka Iraizoz. Um minuto depois, em nova arrancada de Messi, a equipa catalã volta a estar perto do golo, com Pedro Rodríguez a rematar, já na grande área adversária, contra um contrário. Adivinhava-se o golo do Barcelona que chegaria logo depois, aos três minutos de jogo, com Pedro (a alinhar no lugar habitualmente ocupado por Fàbregas que ficou no banco) a aproveitar um mau domínio de Javi Martínez (na sequência de um canto), rematando para o fundo da baliza basca.

Mesmo em vantagem a equipa catalã não tirou o pé do acelerador e, à passagem do quarto de hora de jogo, Lionel Messi, no seu estilo inconfundível, flectindo da direita para o centro a passe de Xavi, proporcionou uma enorme intervenção a Iraizoz. Mas o Bilbau não conseguia reagir nem tão pouco adaptar-se ao ritmo imposto pelo Barcelona, e, aos 17’, era Xavi que fazia perigar a baliza adversária com o seu remate a sair por cima do alvo. Aos 20’ em mais uma das mortíferas combinações entre Iniesta e Messi, o argentino, isolado com um grande passe do espanhol, surge na cara de Iraizoz e, com um remate colocado, ampliava para 0-2.

E, se com 0-2 a missão dos bascos já parecia difícil, mais complicada ficou quando, aos 25’, o espanhol Pedro bisava na partida, fazendo o 0-3 que praticamente sentenciava a partida, apesar do muito tempo que ainda faltava jogar.

Só após os 25 minutos de jogo e já com o resultado em 0-3 houve perigo na área do Barcelona, com Susaeta a colocar à prova o guarda-redes Pinto que, à semelhança do que vem sucedendo ao longo das últimas épocas, voltou a ser o guarda-redes da equipa catalã nos jogos a contar para a Taça do Rei, naquele que foi o último lance digno de registo do primeiro tempo da partida.

A segunda parte do encontro foi bem menos interessante e movimentada que a primeira, cabendo a Ibai Gómez, aos 52’, a primeira grande oportunidade, quando, isolado por um grande passe de Ander Herrera, tenta um chapéu a Pinto, com a bola a sair ao lado do alvo.

O Barcelona só reagiu aos 70’, por intermédio de uma jogada individual de Messi, travada por uma boa defesa de Iraizoz, a que se seguiu, aos 77’, a última grande oportunidade da partida, com Aurtenexte, com tudo para fazer o golo de honra dos bascos, a falhar a baliza adversária.

Os últimos minutos da partida serviram, praticamente, como a passagem de testemunho entre Pep Guardiola (em jogo de despedida) e Tito Vilanova (o adjunto que será o treinador principal em 2012/2013) que terminaram o jogo abraçados.

Depois da Liga Europa, o Athletic Bilbau volta a ser goleado (também por 3-0) na final da Taça do Rei, terminando a

temporada sem qualquer troféu conquistado, enquanto o Barcelona fecha o “ciclo Guardiola” com mais um troféu, depois das conquistas das Supertaças Europeia e Espanhola e o Mundial de Clubes mas falhando dois dos principais objectivos da época (a Liga Espanhola e a Liga dos Campeões).

Texto de Franciso Baião

This entry was posted in Geral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s