O jogo sonhado

20120621-163937.jpg

Portugal levava anos á espera. Bons momentos isolados eram insuficientes para um futebolista da qualidade de Cristiano. Contra a Holanda assinou uma grande exibição que serviu para se desprender de um bloqueio mental que o condenava a “diluir-se” na selecção. Portugal tem agora uma arma táctica que nenhuma das oito equipas tem. O craque da Madeira está activado, para temor dos checos. Não podíamos ter melhor adversário, para explorar o “novo” Cristiano.
A selecção de Paulo Bento é extraordinariamente favorita: os checos gostam de ter a posse de bola, tem jogadores para isso e não vão renunciar aos seus princípios de jogo. A Republica Checa vai correr riscos, para assentar o seu jogo de ataque posicional, atacam predominantemente pelo lado direito. Jelacik corre por dentro e o turbilhão Selassie faz a ala até ir á linha. Rosicky, que é dúvida devido a lesão, também tende a cair por esse lado. Kolar não será a melhor opção para tapar o melhor lado de Portugal. A presença de Cristiano mudará a natureza ofensiva do lateral Selassie, que tentará fixar os movimentos de Coentrão.
As limitações checas não se ficam por aqui. Hubschumann, um bom médio defensivo mas que não vai além disso, não poderá vigiar Cristiano e Moutinho ao mesmo tempo. O natural é que descaia para a direita para ajudar Selassie e abra espaços para João Moutinho aparecer. O portista terá oportunidade para mostrar o que vale e com isso dará a Portugal fases de posse de bola e consequentemente de descanso físico.
Na esquerda estará o endiabrado Pilar, mas dadas as condições explicadas anteriormente, não acredito que terá muitas oportunidades. Contudo conseguiu escapar ao solido Piszceck, no jogo com a Polónia. João Pereira terá que estar concentrado.
Milan Baros contra Pepe e Bruno Alves, dos melhores centrais deste Euro, não deverá criar muito perigo. É difícil imaginar um cenário onde o limitado avançado checo, pode causar estragos á defesa lusa.
Resumindo: Portugal é favorito, tem Cristiano Ronaldo que acabou de aterrar no Euro e muitos jogadores que podem causar muitos estragos. Os checos são uma equipa que joga bem, alias, muito bem. Tem que estar num “dia sim” e que lhes saia tudo. No futebol ás vezes acontece.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s