Ir para cima deles

As casas de apostas não pagam muito por menos de 3 golos. Todos perspectivam um jogo com poucos golos, mas o Portugal x Espanha que viveremos a partir das 19.45h tem tudo para ser o jogo deste Euro 2012.

Por desfrutar das estrelas mais cintilantes do velho continente, por ser uma meia final e sobretudo por ser um dos duelos tácticos mais ricos que podemos ver.

Portugal chega a esta meia final como uma mistura desconexa de excelentes jogadores que foram encontrando o caminho ao longo da competição. Cada jogo é uma oportunidade para crescer e cada exibição foi melhor que a anterior. Por outro lado a Espanha é uma equipa de rotinas. Rematar pouco, passar muito, adormecer o adversário, congelar o tempo e vencer quase sempre. Esta Espanha precisa de um jogo transcendente para dar o murro na mesa e declarar-se favorita dentro de campo. Os homens de Paulo Bento podem complicar e muito esse feito.

É inquestionável que temos a linha defensiva mais forte deste Euro. Por isso mesmo até se tornava estranho que Paulo Bento não tirasse todo o partido dela. Demorou, mas contra a República Ceca vimos Pepe e Bruno Alves a mais de 30 metros de Rui Patrício. Resta saber se a selecção terá a coragem de jogar assim contra um conjunto que já é uma lenda. Para ultrapassar a linha defensiva portuguesa, a Espanha terá de ser perfeita tecnicamente para encontrar a profundidade. Isso ficou evidente no jogo contra a Itália, onde Prandelli mostrou o problema do conjunto de Del Bosque: jogar sem bola a espaços.

Apesar dos bons momentos de Torres, tudo indica que Fabregas será titular. Cesc é um jogador que domina o eixo horizontal como ninguém. Desdobra-se com os extremos, tabela quando estes se aproximam, pica e desmarca-se e tem uma facilidade incrível de aparecer nas costas do médio centro adversário. Para Portugal não será um problema em especial, Veloso pode ser superado numa cadeia de passes com 4 ou 5 homens, mas estará Pepe e uma defesa adiantada que lhe podem criar dificuldades. Rami que é parecido ao estilo de Pepe, não encontrou muitas dificuldades no último jogo contra Fabregras.

Coentrão e Bruno Alves podem não estar ao nível de Pepe, mas são mais que suficientes para retirar profundidade aos espanhóis, onde Jordi Alba (lateral esquerdo) terá que subir para criar vantagem.

A questão de um milhão de euros do lado espanhol é como ganhar profundidade sem perder nada em troca. Do nosso lado a pergunta que se coloca é nem mais nem menos que o quebra-cabeças deste Euro: como arruinar a transição defensiva espanhola.

Um dos pontos fracos da selecção espanhola neste ponto é quando a equipa contrária decide sair pela lateral, nas costas de Silva e Xavi, consegue aguentar a posse de bola e obriga Xabi Alonso e Busquets a correr. Isto porque Xabi não tem essas características, nem Busquets está no seu melhor momento de forma. Reunem-se as condições perfeitas para Nani: aguentar, ter a bola, juntar linhas e soltar. O duelo com Alba definirá quem ganhará o jogo, o lateral do Valencia tentará empurrar Nani para sectores mais recuados.

Transição é sinónimo de Cristiano Ronaldo. Pouco resta da posição dos primeiros jogos onde se lhe pedia para regressar e defender, o que lhe retirava poder de explosão e de ataque. Paulo Bento soube corrigir e abriu Meireles, para que Cristiano pudesse atacar por todo o lado. Desta forma Arbeloa terá dificuldades para subir e associar-se com Silva.

Hugo Almeida não deve criar muitos incómodos a Pique e Ramos, que se estão em dia sim, devem anular o ponta de lança português sem dificuldade.

Tudo será uma questão de coragem, se Portugal for para cima da Espanha será o jogo das nossas vidas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s