Courtois

No mundo do futebol costuma-se dizer que a primeira defesa é o ataque, mas ter um bom guarda-redes dá maior segurança e permite a equipa jogar com mais confiança, assim como Thibaut Courtois.

Este jovem de 20 anos, nasceu em Bree, Bélgica e começou a dar os primeiros toques como defesa esquerdo no Bilzen V.V. apenas com 5 anos, mas dois anos depois já no Racing Genk converteu-se em guarda-redes onde jogou desde 1999 até 2011. Formou-se como jogador e como pessoa e fez a sua estria pela equipa principal com apenas 16 anos, conquistou uma Taça Belga em 2008/2009 e foi peça fundamental na conquista do campeonato Belga na época de 2010/2011, onde conseguiu manter a sua baliza inviolável em 14 jogos tendo obtido o prémio do guarda-redes do ano e melhor jogador do Genk do ano. Com toda esta influência no sucesso da sua equipa logo o Chelsea o contractou em 2011, assinando por 5 anos. Para ganhar mais maturidade e experiência na alta gíria da Europa, foi emprestado ao Atlético de Madrid, actuando numa liga considerada uma das melhores do mundo se não a melhor, onde se afirmou a titular e conquistou a Liga Europa de 2011/2012, 3-0 ao At. Bilbao e a Supertaça Europeia de 2012 contra o Chelsea, 4-1. Fez parte das escolhas da selecção sub-18 Belga e faz parte imprescindível da selecção principal da Bélgica nos dias de hoje.

É um guarda-redes que apesar de jovem, possui muita presença dentro da área, junta à sua altura (1,99m), uma grande agilidade e rápidos reflexos. Tem personalidade calma, assertiva, transmitindo confiança, tranquilidade e segurança tanto nas saídas dos postes como debaixo dos mesmos. A pequena área é o seu território por natureza, onde todas as bolas por alto são suas e onde comanda os seus colegas de equipa. Muito forte, intuitivo e rápido no um para um, joga bem com os pés e coloca muito bem as bolas nos seus colegas na reposição servindo-os na maior parte das vezes em condições jogáveis. “Outros guarda-redes da Liga Inglesa não possuem tanto talento como Thibaut” e “é um dos melhores talentos do futebol Europeu” foram alguns dos elogios do seu colega de profissão, Petr Cech que ainda afirmou” é um facto que ainda quero jogar aqui o máximo tempo possível, o que significa que necessito ser melhor que ele”.

Personalidade, talento, reflexos e agilidade, tudo o que o bom guarda-redes precisa para ter sucesso, Petr Cech tem um substituto à altura… Courtois um miúdo maravilha de hoje para o amanhã.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s