O Método Antero

Imagem

Se há um homem que pode dizer que deu muito dinheiro ao seu clube e que nem por isso deixou de estar na elite do futebol europeu, é Antero Henrique, actual director desportivo do FC Porto. Éo aprendiz de Pinto da Costa e é o responsável por levar a cabo o método Porto: contratar jovens talentos para vende-los como estrelas.

Em 2004, o Porto treinado por Mourinho, conseguiu a 2ª Liga dos Campeões da história do clube. Nesse mesmo verão, Pinto da Costa decide fazer dinheiro vendendo as principais estrelas da equipa. Um total de 54 milhões de euros de lucro foi o total que entrou nos cofres do Dragão. O Porto tinha vendido os seus principais jogadores por um total de 104 milhões, o total gasto anteriormente tinha sido de 50. Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Deco, Derlei ou Carlos Alberto foram transferidos para grandes clubes europeus aproveitando o prestigio que ganhar uma Champions dá.

Para substitui-los desembarcaram na cidade do Douro outra carga de talentos e que no futuro seriam vendidos a peso de ouro. Jogadores como Pepe, Anderson, Thiago Silva, Diego, Raúl Meireles ou Luís Fabiano começavam a fazer funcionar a máquina idealizada por Pinto da Costa. Para isso o presidente decidiu encomendar os serviços de Antero Henrique no verão de 2005, nomeando-o director desportivo e responsável pelas contratações da equipa. A partir da chegada deste homem, o clube começa um período de reconstrução que permite ganhar títulos e dinheiro graças á compra de jovens promessas, que triunfam e são vendidos por valores bastante altos. Depois de 8 temporadas, Antero conseguiu um saldo positivo de 240 milhões de euros netos.

A história de Antero é a de um jovem estudante natural de Vinhais, filho de uma professora e de um fiscal das finanças. Autodidacta, dinâmico, implacável e inteligente, aos 18 anos começa a colaboração com o FC Porto como organizador de jogos e posteriormente encarrega-se da coordenação da Revista Dragões. Pouco depois converte-se no gestor do departamento de imprensa, responsabilizando-se pelas aparições ante os meios de comunicação. Com a conversão do clube á SAD e a exigência da Liga dos Campeões, da qual Henrique é fanático, converte-se no director de relações internacionais do clube. Em 2005 é quando se converte no aprendiz do grande presidente. Apesar de o acusarem de ser benfiquista durante a infância, hoje gere o melhor clube português da actualidade.

Numa recente entrevista á France Football, Henrique revela o segredo do seu êxito na projecção de novos talentos. Entre bastantes coisas, diz que não dúvida em explorar mercados desconhecidos, actuando com grande velocidade e assumindo riscos. Um exemplo é Hulk, que foi descoberto na Segunda Divisão japonesa. Para por isso em prática, Antero diz ter mais de 250 scouts e olheiros, além de agentes e amigos tanto dentro como fora do clube. Acrescenta que para uma maior profissionalização do relatório do jogador; este é observado por mais de um olheiro. Outro método de trabalho são as equipas virtuais, que são grupos dos melhores jogadores duma posição na mesma liga. O objectivo é sempre procurar um substituto idóneo para a estrela a ser vendida. Um exemplo desta brilhante gestão é quando vende Ricardo Carvalho por 32 milhões e compram a Pepe por 2 para depois vende-lo de novo por 32. Nesse momento o Porto recupera Bruno Alves, a quem forma e vende por 24 milhões. O espaço deixado pela estrela é sempre ocupado por um jogador que também o vai ser.

Para Antero o êxito do Porto baseia-se em 3 pilares: a captação, o desenvolvimento e o rendimento. O recrutamento articula-se com a exploração, o desenvolvimento com a formação e o rendimento com a produtividade do jogador na equipa principal. Os jogadores chegam ao clube bastante jovens mas dá-se-lhes tempo para se adaptarem, ganharem confiança e crescer. Pouco a pouco passam de suplentes a titulares e de titulares a estrelas. É então que são vendidos e parte do dinheiro ganho é investido em outros jovens que seguirão o mesmo caminho.

Para isso a estratégia seguida é muito inteligente. A mira está sobre a América Latina, berço de tantos talentos e de bom futebol. Antero sabe que ali os clubes e jogadores procuram algo diferente. Os primeiros querem vender e os segundos querem ir para a Europa construir uma carreira e ganhar títulos. O continente americano é o verdadeiro maná do FC Porto.

Desde que Antero chegou ao cargo que ocupa, só numa temporada se gastou mais do que se ganhou, e esse défice foi de somente 3,75 milhões de euros. Nas 8 temporadas os valores entre vendas e compras ronda os 240 milhões, uma média de lucro de 30 milhões por temporada.

 

Época

Principais vendas (em milhões de euros)

Principais compras (em milhões de euros)

Saldo (em milhões de euros)

2005/2006

Maniche (17,5), Seitaridis (11), Luis Fabiano (11), Thiago Silva (4´5)

Lucho González (11), Lisandro López (2,5)

32,5

2006/2007

Diego (6,25), McCarthy (4)

Nenhum

3

2007/2008

Anderson (34), Pepe (32), H.Almeida (4)

Farías (4,5), Bolatti (2,5)

57

2008/2009

Quaresma (27), Bosingwa (22,5), H.Postiga (2,5)

Hulk (21), C.Rodriguez (7,5) Pelé (6), Guarín (1) Cissokho (0,3)

9

2009/2010

L.López (26), L.González (20),Cissokho (17,5), Bolatti (4)

A.Pereira (7,5), Falcao (6,25), Belluschi (6,25), Varela (0)

45

2010/2011

Bruno Alves (24), R.Meireles(14,5), Farías (1,25), Pelé (0,6)

 Moutinho (12), Otamendi (8,7), James Rodriguez (8), Iturbe (5), Souza (3), Kelvin (3)

-3,75

2011/2012

Falcao (51)

L.González (0), Danilo (14,5) , Alex Sandro (10,5), Mangala (7,5), Defour (6,25), Kleber (3,75)

13,5

2012/2013

Hulk (60,5), A.Pereira (11,25), Belluschi (2,5), Guarín (12)

J. Martínez (10), Quiñones (2)

Anúncios
This entry was posted in Geral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s